terça-feira, 9 de novembro de 2010

Meme Literário_dia 09

Dia 09 – a melhor cena que você já leu: assim como nos filmes, sempre tem uma cena literária que fica marcada na nossa memória.

Outra tarefa que achei muito difícil foi encontrar a melhor cena. Nenhuma veio à mente! 
Foi preciso pegar na mão alguns livros que eu considero mais especiais e significativos para, ao folhear as páginas, relembrar as cenas. Daí então...

No livro O PÁSSARO RARO, de Jostein Gaarder, uma das narrativas intitulada DIAGNÓSTICO, na p. 78:

"Tem a sensação de ter sido arrancada pelo tempo.
Tempo?
Palavras como tempo e espaço não fazem sentido. Agora Jenny não está mais no tempo. Está fora do tempo e do espaço.
O que ela vivencia não dura segundos ou anos: dura segundos e anos. E mais do que issoe menos do que isso.
O mundo, o mundo cotidiano de Jenny, é uma concha da qual ela escapuliu.
Ela é preenchida por uma indescritível sensação de felicidade. Agora não tem mais nenhum desejo, agora não quer mais nada. Não que tenha tudo o que pode desejar, mas porque ela é tudo isso.
__ Buda -- ela murmura. __ Nirvana..."

É claro que é preciso ler toda a narrativa para entender perfeitamente. É sobre uma mulher que se descobre muito doente e daí vamos acompanhando todos os seus sentimentos e transformações físicas e mentais.
Um livro pesado, denso, com narrativas maravilhosas sobre a vida, o tempo e a felicidade recheadas de filosofia.
Sinopse: Num futuro distante, uma fantástica invenção tecnológica permite ao homem sintonizar um ponto no espaço e no tempo e, a partir daí, revisitar toda a história coletiva e individual da humanidade. Numa cidade da Noruega, um diagnóstico médico faz um homem robusto demolir uma loja de porcelanas e leva uma jovem mulher a um inesperado encontro com Buda. Personagens de um romance se revoltam, perguntando-se não apenas se eles existem mesmo, mas se existe de fato um autor. Encontros e desencontros amorosos conduzem um casal de namorados a Roma e a um destino marcado por trágicas coincidências.
Eis as linhas gerais de algumas das dez narrativas que compõem O pássaro raro, livro de estréia de Jostein Gaarder, publicado em 1986. Todas elas tratam de pessoas comuns que, arrancadas de seu dia-a-dia por um acontecimento inesperado, lançam-se à aventura do pensamento e da reflexão. Um texto curto de grande força poética introduz cada narrativa, antecipando o tema que será desenvolvido. Por sua temática, pelo estilo e pelo poder de encantamento, o Gaarder de O pássaro raro já é o escritor que mais tarde fascinaria jovens e adultos com O mundo de Sofia.

  • Título original: DIAGNOSEN
  • Tradução: Sonali Bertuol
  • Capa: Silvia Ribeiro
  • Páginas: 208
  • Lançamento: 03/10/2001
  • ISBN: 9788535901733
  • Selo: Cia das Letras
Nota: O Pássaro Raro (no original em norueguês, Diagnosen og andre noveller, em tradução livre em português, O diagnóstico e outras histórias).

Veja os links dos outros participantes no dia 9 no Blog da Happy Batatinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário