segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Eu vi: "Ópera em Três Tempos"

No sábado, 06/11, fui assistir uma ópera no Teatro Carlos Gomes intitulada "Ópera em três tempos" com uma amiga/professora de música. Para quem assistiu pela primeira vez confesso que achei fenomenal. 

Engraçado que, como o próprio nome diz, a ópera teve três tempos, inclusive, como boa parte foi em italiano, tivemos "legenda". 

O primeiro tempo foi um gênero dramático-musical com a apresentação de "Il Combattimento di Tancredi e Clorinda" (O Combate entre Tancredo e Clorinda), uma obra cênica e musical do compositor italiano Claudio Monteverdi. Bem  estilo o que a gente vê na TV sobre ópera, mais séria. Achei muito profunda a interpretação de Adalgisa Rosa, deu muita vida! Impressionante o momento do derramento do sangue. Também gostei bastante de Flávio Leite, o tenor, uma voz belíssima, uma expressão única.

No segundo tempo, foi apresentada a ópera "Il Maestro di Musica" (O Professor de Música), de Giovanni Battista Pergolesi, obra pioneira no gênero buffo, termo usado para descrever a versão italiana da ópera-cômica.Muito engraçada, onde se pôde conferir mais uma vez a beleza da interpretação e da voz de Flávio Leite.

No terceiro tempo foi apresentada a ópera brasileira "Sarapalha", baseada no conto de João Guimarães Rosa. Confesso que, na minha humilde opinião, detestei. O texto era pesado, triste, sofrido e não achei que os intérpretes deram a expressão necessária aos papéis, pareciam desanimados e não sofridos como deveriam ter se apresentado, mas como não entendo do assunto, não sei se minha opinião é apropriada. Inclusive muitas pessoas deixaram o Teatro neste momento [sem contar que chovia torrencialmente no Centro de Vitória].

A parte musical esteve impecável em todo momento da ópera, inclusive se sobressaindo no terceiro tempo. A orquestra estava "redondinha". Um primor! Fiquei até com vontade de voltar a tocar violino...

No geral gostei muito do que assisti e numa próxima oportunidade aqui ou em outro lugar quero assistir mais óperas!

Ficha Técnica:
Projeto "Ópera em Três Tempos"
Apresentação das óperas:
- Combattimento di Tancredi e Clorinda, de Claudio Monteverdi
- Il Maestro di Musica, de Giovanni Battista Pergolesi
- Sarapalha, de Harry Crowl
Elenco: Adalgisa Rosa, Alessandro Santana, Elaine Rowena, e Renato Gonçalves; além de Flavio Leite, de Porto Alegre (RS).

Regência e direção artística do maestro Sérgio Dias

Um comentário:

  1. Caríssima,
    muito interessante a sua experiência, da forma com que descreveu deu vontade de assistir a uma boa ópera do grande Verdi. Não deixe de tocar violino, é o que eu procuro fazer para esquecer dos processos, trás tranquilidade.

    cordialmente.

    ResponderExcluir