segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Meme Literário_dia 08

Dia 08 – um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez

Fiquei em dúvida ao escrever sobre o tema de hoje, pois muitos livros valeram a pena e eu recomendaria, mas certamente não poderia citar todos aqui.
Optei portanto em ficar entre as minhas duas obras favoritas: O MUNDO DE SOFIA e A DIVINA COMÉDIA.
Dois livros com mais de 500 páginas cada [sim, sou meio maluca!] e com fama de não serem tão interessantes assim ou mesmo chatos. Ambos têm um quê de filosofia [o que eu adoro], de questionamentos sobre a vida, sobre o mundo, sobre nós mesmos e sobre Deus.
São leituras puxadas, onde é preciso dedicação para chegar ao final, mas que valem a pena!

* O MUNDO DE SOFIA, de Jostein Gaarder, é infanto-juvenil, mas que conta toda a história da filosofia ocidental. Li com 13 anos, devorei o livro em 3 dias e minha cabeça fervilhou com os questionamentos destinados à personagem principal, Sofia.
Sinopse: Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de "lição" em "lição", o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo muito surpreendente.

Prêmio Monteiro Lobato "A Melhor Tradução/Jovem" pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 1995
Editora: Companhia das Letras
Autor: JOSTEIN GAARDER
ISBN: 8571644756
Origem: Nacional
Ano: 1991
Edição: 1
Número de páginas: 560
    * Informações [spoilers]: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Mundo_de_Sofia [conta o final do livro]

    * A DIVINA COMÉDIA, de Dante Alighieri, é um poema épico/teológico cheio de significados e com as mais diversas interpretações. É uma jornada para encontrar Deus... Acho que se eu contar qualquer das minhas impressões posso passar uma ideia errada do livro ou mesmo contar algo além do necessário.
    Sinopse: "A Divina Comédia" foi iniciada em 1308, mas só concluída ao final da vida de Dante. Trata-se de um poema em três partes, Inferno, Purgatório e Paraíso, que descreve a jornada de Dante para encontrar Deus, acompanhado de Virgilio (simbolizando a razão humana), até o ponto em que Beatriz (a graça divina) deve guiá-lo. Na sua viagem ele pára para conversar com todos os tipos de pessoas, tanto contemporâneas quanto figuras da Antigüidade e da mitologia. Conforme desce através dos nove círculos do Inferno até Satã, é apanhado em armadilha de gelo no centro da terra e sobe a montanha de sete andares até o Purgatório; vai sendo gradualmente purificado de seus pecados, ficando pronto para ser conduzido pela série de esferas celestiais ao Império de Deus. "A Divina Comédia" é uma cosmografia completa do conhecimento medieval e uma profunda recapitulação da doutrina cristã da queda e da redenção, colocada em versos de sublime e majestosa beleza, especialmente na criação de imagens.

    Muito já se foi dito sobre esta obra, inclusive os desenhos relacionados a ela são esplêndidos. Talvez assim vocês também fiquem com vontade de lê-lo. Vejam só:




    Duas imagens sobre a representação da Terra em camadas do -céu ao inferno e a visão do paraíso.
    Editora: Landmark    
    Autor: DANTE ALIGHIERI - VASCO GRACA MOURA  
    ISBN: 8588781190  
    Origem: Nacional
    Ano: 2005     
    Edição: 1  
    Número de páginas: 894
      Outras edições são muito bem comentadas, como a Edição da Editora 34 com Tradução, Comentários e Notas de Ítalo Eugenio Mauro e Prefácio de Otto Maria Carpeau. 
      Já pode ser lido no Domínio Público: www.dominiopublico.gov.br

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário