domingo, 10 de abril de 2011

A vida e outras coisas mais...

Estava aqui pensando sobre a vida. Confesso que nem gosto muito quando fico assim, costumo pensar nas coisas ruins da vida. Acaba sendo difícil ver as coisas boas, não sei porquê, mas geralmente, me concentro no ruim e no que pode acontecer de ruim. 
Nos últimos meses mudanças radicais aconteceram na minha vida. Em sua maioria positivas.
Será que é cedo para dizer que tudo vai bem? 
Talvez seja, mas preciso dizer que tudo vai bem, sim. 
Pela primeira vez em anos eu me sinto completamente feliz, bem, realizada, sinto que estou no caminho certo e com vontade de fazer mais. Estou cheia de projetos e com energia. 
> incubação
Ano passado larguei tudo que eu fazia por acreditar que eu deveria prestar concurso público. 
Deixei meu emprego, minha rotina e atividades e me tranquei dentro de casa, fiz cursinho preparatório e estudei uns 6 meses o dia inteiro.
Doce ilusão. Não era o que eu queria. 
Sentava para estudar qualquer um dos Direitos necessários e quase morria por dentro, não pela matéria em si, mas pelo que eu penso do Judiciário, dos advogados, da classe, dos Direitos, do Brasil e do mundo. O que estava dentro de mim brigava com o que eu estudava e com o que eu convivia.
Sinceramente, ficar procurando brechas na lei, gente que gosta de "ver o circo pegar fogo", processo que dura uma eternidade sem o menor motivo e aguentar os funcionários dos cartórios que parecem que estão fazendo um favor pra gente mesmo a gente falando com um lindo sorriso no rosto? Cansei. 
Advogar é fod*! [se permitem o desabafo].
É só estresse, na maioria das vezes: ou por causa do cliente que não paga e quer resultado, ou por causa das piadinhas ridículas e totalmente sem graça sobre advogados ou ainda quando você trabalha para uma empresa e ela envia uma contestação ridícula e precisamos fazer "cara de paisagem" para o Juiz. 
Cansei. Esgotei. 
Mundinho hipócrita, medíocre. Conheci pouquíssimos advogados corretos, íntegros e com os quais eu conviveria. A maioria além de ser péssimo profissional e péssimo ser humano... e isso me mata. 
Acredito que a vida é um todo: preciso ser a mesma pessoa 24horas por dia. Não tenho duas caras. 
Pois bem, os seis meses estudando Direito me deram um rumo: eu não queria mais ser advogada, definitivamente. 
> o recomeço
O ano começou e de repente eu comecei uma nova faculdade. 
Sim, tudo de novo: voltar às aulas, à rotina, aos estudos e a batalhar de novo por um lugar ao sol. 
Larguei o cursinho, larguei a vida de concurseira e larguei o sonho da estabilidade. 
Comecei a questionar meus valores, quem eu realmente sou e onde eu quero chegar, onde eu quero estar. 
Isso são coisas que vira-e-mexe devemos nos concentrar porque podemos esquecer quem somos. 
Estava me deixando levar pelo TER mais que pelo SER nos últimos anos. Focada apenas no dinheiro, em TER coisas e havia me esquecido de Deus, de cuidar da minha alma, da minha consciência.
E durante um bom tempo eu fiquei perdida. Para ser mais exata fiquei perdida por longos 4 anos. Em torno de 1460 dias. Jogados praticamente no lixo. 
Minha sorte [ou perspicácia] é que catei o lixo, joguei sobre a mesa e pedacinho por pedacinho eu questionei, esmiucei, procurei entender. 
Estou em processo de mudança, certamente. Não houve conclusão. Ainda não sou totalmente quem eu quero ser, entretanto, defini quem eu quero ser. Sei o que quero da vida

> Buscai primeiro o reino de Deus...
Confesso que fico receosa de falar como a religião, a espiritualidade, o reencontro com Deus mudou a minha vida, mas é necessário falar, é necessário dar testemunho da prova de que algo me tocou, de que algo dentro de mim realmente mudou. 
Fiquei anos sem ir à igreja, sem orar, sem sequer pensar em Deus... aliás, cheguei a pensar que não acreditava em Deus.
Tive vários debates com Deus, discussões onde só eu falava e nada ouvia, não queria compreender. 
Desde o início de 2010 eu me propus mudança mas meu espírito estava muito fraco e caí váááárias vezes até que em dois momentos bem específicos tive provas muito grandes do amor de Deus e de sua misericórdia comigo, uma ovelha tão desgarrada, tão fora do eixo. 
Não mudei de religião. Eu me renovei dentro da minha própria religião católica. A cura para todos os meus males estava o tempo inteiro ali e aqui [dentro de mim]. Era mesmo uma questão de tempo; de amadurecimento.
Tanto tempo perdido com choro, terapia e fuga... [lógico que a terapia ajudou muuuito], mas a cura poderia ter sido mais barata, risos. 
"Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo mais vos será acrescentado...Aleluia"  Esta é a canção que resume minha vida hoje: após ter me deixado ser tocada pelas mãos do Senhor, após ter entregado minha vida em Suas mãos e ter dito "eu não consigo sozinha, preciso de você" passei a orar todos os dias. Fiz novenas, rezei terços e continuo rezando. 
Desde então só bençãos sobre minha vida. 
Dificuldades tem aparecido muitas, mas todas têm início meio e fim. O foco central da vida mudou: agora sou uma pessoa prática, resolutiva; não cultivo mais problemas, procuro maneiras de solucioná-los.
Sei o que quero e sei que posso suportar pois o Senhor está comigo. 
Alguns dias são mais difíceis, como hoje, e aí é preciso parar, refletir, orar, buscar uma compreensão maior e aguardar a hora certa de obter respostas. 
Viver em Cristo é difícil. É muita entrega, é muito trabalho pesado que não estou acostumada...
> saúde
Além disso tudo, faz 6 meses que não adoeço. Tive uma bactéria na faringe ano passado que me derrubou o ano inteiro. Estou bem desde então. 
Nem minha coluna tem doído. Tenho feito exercícios regularmente. 
Fiz natação até o mês passado, agora estou na ginástica. Tudo leve, moderado. 
> o amor
Ter me permitido amar uma pessoa tem me ajudado muito neste momento. 
Não estar sozinha, ter com quem dividir o dia, receber carinho, faz bem ... desarma. Amar enobrece. 
Passamos a dar amor sem exigências. 
Tudo tem acontecido muito rápido. São 6 meses de mudanças importantes e quase 4 meses de namoro. 
Este amor nasceu de uma semente pequena, de um quase esforço meu: sabia que a pessoa me fazia bem, mas fiquei com medo, fiquei de birra comigo mesma e criei várias defesas para me esquivar.
Eu ainda estava confusa quando o conheci, é verdade; e só me dei conta de que o queria por perto quando me permiti aceitar mudanças, quando me desconstruí. 
Foi preciso ser corajosa, precisei ir atrás. Precisei assumir o compromisso de não fugir. 
Hoje não tenho a menor vontade de sair de onde estou. 
>os porquês
Muitas coisas podem não fazer sentido em alguns momentos, mas fazem parte de um todo. Tenho descoberto isso. 
A trama da vida é bem elaborada e nada acontece por acaso. É preciso sensibilidade e conexão com Deus e consigo mesmo para saber o que é intuição, o que é revelação e o que é apenas falta de senso. 
Por quê isso em pleno domingo?
Porque é o tempo de regar, de sentar, adubar a terra, orar, não se afobar, não se deixar levar pelo momento. É preciso a cabeça no lugar, a sensatez da razão. É preciso não perder de vista quem se é... e que o as coisas de Deus estão sobre todas as coisas. 
Geralmente as frases a seguir só são ditas em velórios ou tragédias, mas deveriam ser ditas todos os dias para que não nos esquecermos:
- dessa vida não levaremos nada;
- do pó viemos e ao pó voltaremos.
Portanto, cuidar do espírito, da consciência, viver de bem é o que realmente importa. 
Não precisamos de tanto dinheiro, nem de tantos bens, muito menos de tantas tralhas. Acumulamos coisas, queremos riqueza e estabilidade. Eu me pergunto porquê, pra quê... para quem?
Alguns podem dizer que é para os filhos. Eu diria "não precisa dar o peixe, basta ensinar a pescar". 
É preciso muita coragem para ser você mesmo.
É preciso tentar todos os dias. Com fé.



2 comentários:

  1. Olá... Cheguei ao seu blog atraves do Desafio Desistir Jamais da Lu Francesa... Estou passando pra desejar sorte e perseverança e dizer que estarei te acompanhando... Fique a vontade para fazer o mesmo!!!
    Beijos...

    ps: vivo os mesmos dilemas com a advocacia!!! rs

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?
    Também estou participando do desafio "desistir jamais" da Lu Francesa e estou passando para te desejar boa sorte e que você atinja seu objetivo.
    Juntas conseguiremos!!!!
    Bjaum!

    ResponderExcluir