terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Filme "I am"


Não encontrei muitas informações sobre esse filme, confesso, mas achei o filme ótimo. Lógico que muito do meu "ótimo" vem de viver uma experiência diferente com Deus, de acreditar Nele e de orar sempre que possível. 

De qualquer forma, mesmo quem não tem essa vivência toda pode gostar do filme pois ele é um enredo de personagens interligados, a história é interessante, no mínimo.

Sinopse: Há 3500 anos Deus escreveu os Dez Mandamentos. Com o tempo eles foram esquecidos. É conveniente lembrar: “Eu sou o Senhor teu Deus.” E se você pudesse falar com Deus como um velho amigo? Será que seguiria o Seu conselho? O filme nos apresenta dez pessoas e como elas violam os Dez Mandamentos, um a um. Suas vidas são magistralmente entrelaçadas como um efeito cascata do pecado praticado.

São muitas conexões ao longo do filme: um homem que coloca o nome de Deus numa água engarrafada,uma mulher que quer se congelar a qualquer custo, uma mulher que adorava o namorado mais que tudo, um filho que morreu deixando um pai com remorso, pessoas que não conseguem seguir em frente, obsessão com o passado, com o que se foi.

No filme algumas "deixas" são de buscar o perdão, a paz da consciência. Fala também do "custo" que as coisas podem ter: passar por cima dos outros pode te deixar bem no momento, mas depois certamente te martirizará.

"A verdade é como a água. Ela lava a sujeira e a imundície de mentiras e trapaças. Mas não vivemos só de água. Paz é o que nos sustenta como uma refeição quente".

2 comentários:

  1. O título do filme é no mínimo intrigante!

    Com todo o respeito a você e/ou quaisquer corrente filosófica, religiosa, doutrinária, etc., o filme não é de caráter Evangélico?

    Ou será que conseguiram produzir um filme de forma tão imparcial e impessoal?
    Ou tentam passar "através" da película princípios, ideias, convicções, padrões, costumes, etc.?

    Se for, estou fora!
    Nada contra nada ou alguém!
    Apenas uma posição 'interna"!

    Que dizeis?

    ResponderExcluir
  2. Gilmar,
    O filme fala claramente dos 12 mandamentos, mas não faz apologia a nenhuma religião específica, senti isso... Fala de Deus e de como devemos seguir os mandamentos, pois isso faz bem ao ser humano e a toda comunidade.
    Apesar de ser católica praticante, te digo q não achei agressivo, ficou um filme q fala de Deus, mas não evangélico; é mais uma reflexão.
    P/ vc ter ideia só na última cena fala um versículo da Bíblia. Assista, acho q vc talvez possa gostar. :)

    ResponderExcluir