quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

[eu assisti] Black Swan

Black Swan
Direção: Darren Aronofsky

Elenco: Mila Kunis, Barbara Hershey, Winona Ryder (Beth), Vincent Cassel, Natalie Portman

Sinopse: A dedicada bailarina Nina Sayers conquista o papel principal em uma montagem histórica de Cisne Negro, substituindo Beth, a antiga primeira bailarina da companhia, que está em decadência. Na preparação, Nina desempenha bem o papel da doce Odette, mas tem dificuldade em encontrar a sensualidade e a agressividade para interpretar Odile, o Cisne Negro. Enquanto isso, a jovem tem que lidar com a rivalidade de uma bailarina nova na companhia e o delicado relacionamento com sua mãe e com Thomas, o diretor da montagem.

Um filme maravilhoso. Isso já deveria dizer tudo. Sou muito suspeita porque adoro a Natalie Portman, considero-a uma excelente atriz, profunda, intensa... No filme vemos uma bailarina totalmente dedicada à sua arte que em determinado momento tem a oportunidade de encenar O Lago dos Cisnes, entretanto, apesar de ser muito boa, ela tem dificuldades para interpretar a ambiguidade do Cisne, especificamente, o Cisne Negro, sensual.

Entre delírios, sonhos e mensagens insconscientes, estamos junto com Nina, a personagem principal, em sua luta para dar liberdade à si mesma. Ao mesmo tempo que luta para melhorar na interpretação do papel, sente a pressão e o peso dos Cisnes, além de ter uma "ilusão" de que outra bailarina seja sua concorrente. As alucinações são brilhantes. 

Em meio ao real e ao imaginário de Nina dançamos com ela por todo o filme, sendo deliciados com um final espetacular. Fazia tempo que não assistia um filme tão bom!!!

O site Cinema em Cena fez uma crítica brilhante sobre esse filme. Vale a pena ler!

3 comentários: