sábado, 29 de janeiro de 2011

[eu li] A história de um casamento

Sinopse: 'A história de um casamento' é um romance sobre um casal em uma sociedade que procura superar as dificuldades dissimuladas sob a aparente felicidade apregoada pelos Estados Unidos nos anos 1950. Um sucesso de vendas que recebeu, entre outros, os prêmios do Washington Post, do Amazon Books e do Financial Books de melhor livro de 2008.

Pearlie Cook conta a história de uma relação amorosa, sua relação com Holland Cook e o triangulo amoroso com o enigmático Buzz, que começou durante a Segunda Guerra Mundial.

Os fatos são escondidos do leitor por toda a história e cada vez que se revelam nos pegam de surpresa. Foi um livro escrito sem pressa, mas para ser lido de uma tacada só. A história da Guerra, do trauma, o modo de vida americano. Imposições da sociedade.

Aspectos históricos e sociais dos Estados Unidos são o grande trunfo de “A história de um casamento”, mas os desdobramentos amorosos da obra também chamam muita atenção.

Opinião: Chocante! Supreendente! Excelente!  Essas seriam as coisas que poderiam ser ditas sobre este livro. Sou suspeita: ADOREI o livro. Li, exatamente, em um dia [li de 9às 12h - almocei - e logo depois terminei, esquecendo da vida!].
É o tipo de livro que dá margem para milhares de interpretações, inúmeros desdobramentos e tem um quê de humano, de cotidiano; é quase um questionamento.
Eu que sempre fui uma pessoa que nunca acreditou na instituição "casamento" arrisco-me nessas leituras apenas na tentativa de desvendar mistérios. Sou advogada, fiz vários divórcios... e ainda me pergunto "O que é um casamento?"
Parece que não sei e nunca saberei, a menos que me case. Existem fatos e acontecimentos que SOMENTE o casal entende, somente aquelas duas pessoas envolvidas sabem e muitas vezes este casal passa a vida inteira sem tocar no assunto.
O ser humano é estranho, confesso, e esse é mais um daqueles livros que nos dizem para não julgar o próximo...

ISBN: 8520921906  
Autor Andrew Sean Greer
Editora Nova Fronteira
288 páginas
Avaliação: ♣♣♣♣♣

Um comentário:

  1. Espécie de sociedade simples, que descamba infelizmente para jogos de poder - em qualquer manifestação por que se dê - presentes em qualquer agrupamento humano, mesmo que composto de duas pessoas, "relativamente incapazes" que acreditam - felizmente - no melhor do conviver.

    ResponderExcluir